Como Vender Bem Fora de Datas Comemorativas?
Saber como vender bem mesmo fora das épocas de datas comemorativas como dia dos namorados e dia das mães é essencial para que diferentes tipos de negócio sejam bem-sucedidos no mercado. Não dá para se apoiar somente no crescimento das vendas em certos períodos do ano, afinal as contas continuarão chegando nos outros meses. Com boas estratégias é possível chamar atenção do público alvo mantendo um bom ritmo de vendas.
7 Dicas de como vender fora de datas comemorativas
Diversos segmentos observam um grande crescimento de vendas em períodos imediatamente anteriores a datas comemorativas que têm como base o ato de presentear como dia dos namorados, páscoa, dia das mães, dia dos pais e natal. Contudo, não dá para que as companhias baseiem a sobrevivência da empresa somente nesses picos de venda. É crucial que a marca consiga manter a procura mesmo fora desses períodos, pensando nisso listei a seguir algumas dicas de ações pertinentes para se manter em evidência.
1 – Trabalhe com tendências:
Passou o dia das mães e dos namorados e as vendas da sua empresa apresentaram queda vertiginosa? Saiba que é possível manter os consumidores interessados em seus produtos ou serviços focando nas tendências do momento. Deve ficar claro que não me refiro somente às tendências do seu segmento de atuação, mas a tendências como um todo.
Observe o que tem sido notícia, o que tem estado nos trending topics do Twitter, o que as pessoas têm comentado através de envio de vídeos e imagens pelo WhatsApp. Uma loja de presentes, por exemplo, pode desenvolver uma coleção de produtos temáticos que sigam esses assuntos de interesse, afinal as pessoas também compram presentes para si mesmas.
2 – Ofereça vantagens:
Os consumidores adoram ganhar uma vantagem como um desconto ou um brinde, sendo assim uma boa estratégia para continuar vendendo mesmo fora de períodos de datas comemorativas é criar promoções e ofertas. Os produtos que eventualmente não foram vendidos antes das datas comemorativas podem se tornar base para ofertas que atrairão o público para dentro da sua loja de maneira que ele confira as novidades.
3 – Conte com uma equipe bem preparada:
Boa parte de uma venda depende do vendedor, a forma como ele vai abordar o cliente e oferecer o produto em questão é determinante para a conversão. Nos momentos do ano em que não há nenhuma data comemorativa próxima é bem provável que as pessoas entrem nas lojas realmente somente para olhar. Cabe ao vendedor identificar as necessidades dessas pessoas oferecendo a elas produtos que irão verdadeiramente cativá-las.
4 – Adote o sistema de lista de presentes:
As pessoas fazem aniversário e se casam em diferentes meses do ano, a sua empresa pode seguir essa lógica para manter um bom ritmo de vendas fora dos períodos de datas comemorativas. A dica é adotar o sistema de lista de vendas, permitir que os aniversariantes e noivos deixem listados os itens da marca que desejam ganhar para que os convidados escolham o que irão comprar. Investir num sistema de escolha e compra online pode contribuir significativamente para o aumento das vendas.
5 – Utilize a estratégia de cross selling:
Uma estratégia de vendas que pode funcionar para aumentar o volume de vendas da companhia para os consumidores habituais. A mecânica do cross selling consiste em estimular que os consumidores levem mais itens por meio de oportunidades como descontos e complementariedade. Por exemplo, imagine que Mariana entrou numa loja de cosméticos para comprar uma paleta de sombras, a vendedora então informou para a cliente que se levasse um batom junto receberia um desconto de 20%.
Chegando ao caixa Mariana viu um nécessaire em promoção e percebeu que poderia guardar seus novos itens na bolsinha. A cliente que iria levar apenas a paleta de sombras saiu da loja com mais dois itens. Não foi necessário investir massivamente em propaganda para atrair novos clientes apenas se criou uma oportunidade para que a venda média aumentasse.
6 – Exposição assertiva dos produtos:
Seguindo a ideia do tópico anterior indico que as organizações que baseiam suas vendas em pontos como lojas trabalhem assertivamente a distribuição e exposição dos itens. Isso é fundamental para que o cliente tenha uma visão geral e específica dos produtos conseguindo assim pensar com mais clareza sobre o que pretende comprar. Muitas vezes as pessoas decidem levar mais itens enquanto esperam na fila do caixa, por isso os expositores nessa parte da loja são tão importantes.
7 – Use as redes sociais:
Se os consumidores deixam de procurar a sua empresa fisicamente durante os períodos de ‘folga’ entre os feriados é interessante trabalhar bem as suas redes sociais para manter a sua marca relevante. Perfis de Instagram e fan pages do Facebook devem ter conteúdo interessante que vá além de simples fotos de produtos com preços.
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Fonte: Marcus Marques