Como manter o foco dos funcionários no trabalho
Observar os modelos de gestão adotados e suas aplicações no dia a dia desses parceiros pode trazer lições especialmente interessantes e valiosas. Há pouco tempo, uma visita feita por Pedro Nery, sócio e diretor da Marco Contabilidade Consultiva, à sede da parceira Conta Azul, acabou rendendo ensinamentos importantes para serem levados à gestão de qualquer negócio.
A visita trouxe detalhes mais aprofundados: trata-se de uma empresa grande, com mais de 400 funcionários com perfis bem diferentes, compartilhando um ambiente moderno e jovem, nos moldes de uma startup. Ao mesmo tempo que esse ambiente inspira a criatividade e colaboração, ele pode gerar várias interrupções e distrações. Nesse contexto, o Pedro Nery perguntou: Como manter o foco de todos os funcionários no negócio? A resposta veio de Gabriel Manes, Gerente de Marketing da Conta Azul, e tem a ver com um conceito bastante simples.
Sua equipe tem metas?
É real a afirmação de que quanto maior a empresa, maior o desafio em manter toda a equipe focada em um mesmo objetivo. Mas para solucionar essa questão, há uma dica valiosa: defina metas. O sentido de aplicação é amplo. Diz respeito tanto a estabelecer metas estratégicas para o negócio como um todo, que exigirão esforços de todos os membros da equipe, quanto para cada departamento e ainda individuais – ou seja, cada funcionário tem um objetivo para alcançar, seja por dia, mês ou ano.
Por que um método tão simples pode ser tão eficaz? Porque oferecer estímulos e desafios a cumprir é uma maneira de envolver as pessoas. Afinal, quando se tem um objetivo claro fica muito mais fácil saber para onde se vai e se manter focado em cumprir aquela meta. Além disso, individualmente, o cumprimento de metas também traz benefícios, como a satisfação pessoal de se ver capaz de executar tarefas e até mesmo o conhecimento adquirido no caminho, que auxilia diretamente no crescimento profissional.
Seja um gestor que cumpre metas
A eficácia desse método tem total relação com o envolvimento da equipe, mas é válido lembrar que, enquanto gestor, é seu papel guiar e motivar os funcionários a alcançar o sucesso desejado, com um trabalho diário de aproximação e envolvimento com toda a equipe.
Primeiramente, é importante transmitir todas as informações com a maior clareza possível. Ao definir as metas, preocupe-se em garantir que todos estejam cientes de suas atribuições e que tenham acesso aos meios necessários para executá-las. A partir daí, acompanhe de perto. Conscientes de seus papéis e motivados a bater metas, os funcionários ficam bem mais aptos a negar estímulos que possam tirá-los do caminho, e se organizam de forma direcionada.
Mas uma maneira ainda mais eficaz de garantir o sucesso de todo esse esforço é ser um gestor que, acima de tudo, também cumpre metas. Além de definir metas pessoais relacionadas à gestão para alcançar resultados ainda melhores, é determinante que seu envolvimento no batimento das metas do negócio seja percebido também pela equipe. Esteja focado em melhorias, crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto da empresa para motivar ainda mais toda a equipe.
Muitas vezes, pode parecer que a gestão estratégica de negócios deve envolver técnicas complexas, conceitos difíceis ou enormes esforços. Mas com uma simples visita a um parceiro, é possível obter um insight como esse, simples e de fácil aplicação, para obter bons resultados e mais envolvimento do time.
Então, que tal focar, neste início de ano, em mapear as necessidades atuais e futuras do seu negócio e, a partir daí, identificar e estabelecer metas para diferentes períodos, delegando pelos setores e funcionários? Não se esqueça de participar ativamente desse processo.
Fonte: Blog Conta Azul