Como Chegar ao Mercado Internacional Com Sua Pequena ou Média Empresa?
O mercado internacional se mostra como uma excelente oportunidade para empresários que desejam expandir a capacidade produtiva de suas companhias ou, até mesmo, encontrar compradores dispostos a pagar mais pela sua produção. Quem está à frente de um pequeno ou médio empreendimento pode achar que essas não são oportunidades ao seu alcance, contudo, podem ser estratégias possíveis com estudo de mercado e estruturação dos próximos passos.
Acesso ao Mercado Internacional
Quando se fala a respeito de exportação pensamos quase que diretamente em organizações de grande porte, contudo, não existe nenhum impedimento prático no que diz respeito ao acesso do mercado internacional por negócios de pequeno ou médio porte. O fato de ser bem menos significativo o número de empreendimentos menores no mercado externo se deve a questões como a carência de conhecimento a respeito de regras técnicas e burocracias assim como a ideia errônea de que pequenas empresas não têm diferenciais a oferecer.
Realizando um estudo do mercado externo do segmento de atuação do seu negócio você pode se surpreender ao descobrir que não só há espaço para o que a sua companhia tem a oferecer como existe o desejo de compra. Trabalhar com o mercado internacional contribui para tornar os processos da sua organização mais bem delineados e agrega valor diante do mercado.
Como Entrar no Mercado Internacional
Pequenas e médias empresas podem comprar e vender para o mercado internacional, a única exigência é que sejam habilitadas pela Receita Federal para essa tarefa. Para quem tem alguma desconfiança em desenvolver uma relação mais próxima com a Receita Federal devo dizer que realizando ou não atividades com o mercado externo a sua companhia é passível de passar por uma fiscalização.
Estando com a sua habilitação e tendo superado o receio em relação a Receita Federal chega o momento de decidir efetivamente pelo seu debute no mercado internacional. Antes de começar a traçar um plano de importação ou exportação é válido fazer uma análise criteriosa da situação da sua companhia atualmente. No caso de quem deseja aumentar seu portfólio de produtos importando itens recomendo fazer um estudo do mercado consumidor atual para identificar a capacidade dessas novidades se integrarem bem.
Já para aqueles que estão querendo enveredar pelo caminho da exportação de produtos recomendo que tenham um bom planejamento que inclua uma análise profunda dos custos que essa operação irá gerar e a identificação de quais são os países que oferecem as melhores condições e aceitação dos seus produtos. Pode ser um excelente negócio para a sua organização entrar num mercado estrangeiro, mas também pode não dar certo se não houver um estudo detalhado.
Qualificação
Para que a entrada da sua pequena ou média empresa no mercado internacional seja um completo sucesso é essencial que haja um período de preparação e qualificação para os desafios que essa tarefa pode criar. De início devo ressaltar que é importante que pelo menos um dos integrantes da sua companhia tenha conhecimento e/ou experiência com esse tipo de negociação.
O Brasil é um país com muitos trâmites burocráticos que precisam ser devidamente resolvidos para que uma atividade como a importação ou exportação de produtos aconteça a contento. Quem não se prepara para essa extensa lista de pontos a solucionar pode se assustar e ter dificuldades para colocar a sua organização nesse contexto. A dica para quem não tem alguém com essa expertise em sua equipe é se qualificar, seja com curso ou mesmo com o auxílio de algum profissional terceirizado.
Há algumas possibilidades para vender seus produtos para o exterior como vender através de cooperativas de exportação, realizar exportação indireta, exportar por encomenda, entre outras. Não é um processo simples, porém, se for feito corretamente pode trazer uma série de benefícios para os interessados.
Vantagens do Contato Com o Mercado Internacional
Como já citei nesse artigo as pequenas e médias companhias que começam a trabalhar com o mercado internacional passam a ter maior credibilidade e uma imagem mais positiva. Outras vantagens que podem ser conquistadas ao longo desse processo é o amadurecimento do seu sistema produtivo, aumento considerável do faturamento, expansão dos horizontes, aprendizagem e inovação. Essa é uma chance de conhecer a lógica mercadológica de outro país e tornar a sua organização alinhada com essa realidade.
Será Que Vale a Pena?
Mesmo conhecendo todas as vantagens do acesso ao mercado internacional é essencial se perguntar o quanto essa inserção será realmente vantajosa. Faça uma análise em que os custos que serão gerados sejam comparados com potenciais ganhos para que você saiba se realmente terá retorno pelo esforço. Tem casos em que mesmo obtendo aumento do lucro não é necessariamente satisfatório fazer esse investimento de tempo e recursos porque no final das contas o custo e benefício não corresponde.
Fonte: marcusmarques.com por Marcus Marques