Change management: como aplicar a gestão da mudança na sua empresa
O change management é mais simples do que você pensa e mais necessário do que nunca nas organizações.
É simples porque parte da ideia básica de vencer a resistência à mudança e necessário porque estamos evoluindo a todo o momento.
Assim surge a gestão da mudança: um método que prepara, apoia e guia as pessoas ao longo do processo de transformação nas empresas.
Encarar o novo não é fácil — muito menos quando se trata da vida profissional.
Por isso, se você quer garantir o sucesso da mudança e alcançar novos objetivos, é melhor acompanhar nosso guia:
- O que é change management
- Diferenças entre change management, gestão de mudança e gestão de projetos
- Evolução digital da gestão de mudança em 2019
- Guia para aplicar o change management na sua empresa.
É de mudanças reais e efetivas que você precisa?
Então siga a leitura e complete essa missão.
O que é change management
Change management, ou gestão de mudança, é a disciplina que orienta o modo de preparar, equipar e apoiar pessoas durante um processo de mudança organizacional.
Para isso, são utilizadas técnicas e ferramentas que facilitam a transição e direcionam os membros da empresa aos novos objetivos.
No cenário atual, a mudança deixou de ser eventual e se tornou a regra básica das organizações, pois só quem se adapta rapidamente sobrevive à dinâmica global.
Logo, a gestão profissional é necessária por um simples motivo: mudanças geram resistência e insegurança.
Essas reações negativas já são comuns na vida pessoal, e seus efeitos são mais dramáticos quando a transformação ocorre em nível organizacional.
Isso porque toda mudança na empresa gera o medo do desconhecido e tira as pessoas de sua zona de conforto.
Não à toa, 70% dos programas de mudança organizacional falham, segundo um levantamento da consultoria McKinsey.
O baixo índice de sucesso se deve à dificuldade em planejar e implementar o processo de mudança.
Para que a empresa tenha sucesso em alcançar um novo estado, os colaboradores precisam enxergar a mudança como uma oportunidade, e não um risco.
Change management x gestão de mudança x gestão de projetos
Os termos Change management e gestão de mudança são sinônimos, mas a disciplina também é conhecida como GMUD (gerência de mudanças).
Muitas pessoas confundem a gestão de mudança com a gestão de projetos, por conta da similaridade entre os processos.
A gestão de projetos, segundo o guia de padrões PMBOK, é a aplicação de ferramentas, técnicas e competências para atender aos requisitos de um projeto.
Basicamente, serve para guiar o processo que leva o produto ou serviço do ponto A (atual) ao ponto B (desejado).
A gestão de mudança também conduz o processo do estado atual ao desejado, mas sua abordagem é diferente.
Enquanto os projetos exigem foco em atividades e processos, as mudanças organizacionais são voltadas às necessidades das pessoas afetadas por esses projetos.
Ou seja, ambos os tipos de gestão tratam de um processo com começo, meio e fim, que termina o cumprimento de objetivos e alcance de um novo estado.
Mas a gestão de mudança cuida da adaptação, enquanto a gestão de projetos avança na implementação de novos processos, padrões e soluções.
Change management em 2019
Os métodos tradicionais de change management não estão dando conta do ritmo acelerado das mudanças e urgência competitiva.
Basta pensar que estamos em meio à Quarta Revolução Industrial, testemunhando a convergência entre as tecnologias digitais, físicas e biológicas.
Chegamos a um patamar inédito na conectividade global e processamos uma infinidade de dados a baixo custo, estendendo ainda mais o poder das tecnologias da informação.
Logo, as soluções digitais que aprimoram a jornada do cliente precisam chegar à experiência dos colaboradores, principalmente durante o processo de mudança.
A parte mais crítica das mudanças organizacionais está nas dinâmicas humanas, que envolvem comportamentos, emoções, cultura, motivação, comunicação e relacionamentos.
Por essa razão, a tecnologia pode ajudar na personalização da experiência, melhora na comunicação e integração entre as pessoas durante o processo.
Com as soluções digitais, é possível oferecer feedback imediato e monitorar de perto o progresso de cada colaborador na adaptação à mudança, por exemplo.
Em pleno 2019, temos recursos suficientes à disposição para agilizar e otimizar a gestão de mudança nas organizações.
Para que a transformação seja bem-sucedida, é preciso que todos estejam na mesma página, alinhados e preparados para mudar a rota e seguir em frente.
Esse nível de integração só é possível com o auxílio das ferramentas digitais, especialmente em grandes corporações.
Como aplicar o change management na empresa
Depois de compreender a teoria, vamos à aplicação prática do change management na sua empresa.
Confira nosso passo a passo.
1. Defina os objetivos da mudança
Como em qualquer processo de gestão, o primeiro passo é definir os objetivos do seu programa de mudança.
As organizações podem mudar estratégias, sistemas, processos, tecnologias, produtos, padrões de trabalho, culturas e muitos outros elementos.
As mudanças também podem vir do topo ou da base, exigir mais ou menos tempo, serem radicais ou graduais, entre outras variáveis que tornam o processo único.
Por isso, a primeira pergunta a ser feita é onde a empresa está nesse momento e aonde pretende chegar.
2. Estruture o planejamento
A fase do planejamento é essencial para traçar as rotas a serem seguidas e o destino final da gestão de mudança.
Nesse momento, você precisa ter os objetivos muito claros e definir o escopo da mudança, seus responsáveis, recursos necessários e etapas a serem seguidas.
Qual será o impacto da mudança? Quantas pessoas serão afetadas? Que tipos de resistência são esperados?
Todas essas questões precisam ser respondidas no planejamento, que fixa o roteiro da transformação e inclui todas as previsões possíveis.
O controle também é parte importante do planejamento, que determina como o progresso será medido e monitorado.
3. Adote métodos e tecnologias
Para ajudar a estruturar seu change management, existem vários métodos propostos por especialistas e tecnologias disponíveis.
Um dos métodos mais conhecidos é o modelo ADKAR, criado pelo fundador da Prosci (líder mundial em gestão de mudança), Jeff Hiatt.
São cinco aspectos que devem ser gerenciados nos indivíduos para o sucesso da mudança:
- Awareness (consciência): diz respeito à consciência sobre os motivos que tornam a mudança necessária
- Desire (desejo): é o desejo de participar da mudança, que deve ser despertado já na fase inicial do processo
- Knowledge (conhecimento): é o conhecimento necessário para encarar a mudança, oferecido por meio de treinamentos e capacitações
- Ability (habilidade): a habilidade é o resultado dos esforços de treinamento para a mudança, que desenvolve novas competências nos colaboradores
- Reinforcement (Reforço): por fim, o reforço garante a permanência da mudança por meio de métodos de mensuração, correção e reconhecimento.
Todos esses aspectos precisam ser contemplados na gestão de mudança, cabendo à liderança guiar cada etapa do processo junto aos colaboradores.
É fácil enxergar como a tecnologia pode ajudar, desde a criação de treinamentos engajantes com técnicas de e-learning e gamificação até a mensuração e acompanhamento de resultados.
4. Comunique efetivamente
Comunicação é um elemento-chave no change management, pois garante que todos estejam bem informados antes, durante e depois do processo.
Antes mesmo de implementar a gestão de mudança, é preciso preparar as pessoas e comunicar o programa nos seus mínimos detalhes.
Vale lembrar que os líderes serão treinados para conduzir o processo, especialmente no que diz respeito à inspiração, motivação e engajamento dos colaboradores.
Ao longo da transição, a forma mais eficaz de reduzir preocupações é praticar a transparência, informando a todos sobre o progresso da mudança e oferecendo apoio contínuo.
Soluções digitais como redes sociais corporativas e ferramentas de comunicação em geral podem ajudar a abrir o fluxo de informações e incentivar a participação.
5. Gerencie resistências e riscos
A gestão das resistências, riscos e dependências dos colaboradores é uma responsabilidade dos líderes no processo de change management.
É natural que os profissionais se sintam ameaçados pela mudança, mas existem várias formas de contornar esse problema e combater o clima de insegurança.
Se a empresa for bem-sucedida em comunicar e conduzir a mudança, oferecendo todas as ferramentas e apoio necessário aos colaboradores, esses sintomas já serão drasticamente reduzidos.
O que sobrar será resultado de causas mais profundas, como o medo de perder o emprego por não corresponder às novas exigências.
Nesse caso, os líderes devem mostrar aos colaboradores que a mudança é uma oportunidade de crescimento profissional.
A avaliação constante do desempenho e coleta de feedbacks é crucial nesse momento, para aprimorar cada vez mais a gestão e capacitar os colaboradores para superar os novos desafios.
6. Celebre o sucesso
Durante a gestão de mudança, é fundamental celebrar cada vitória alcançada.
Dessa forma, as equipes se sentem motivadas a continuar seu processo de adaptação e progresso rumo aos objetivos do negócio.
São vários os estágios de sucesso de uma mudança, desde o primeiro procedimento alterado até a transformação cultural completa.
7. Avalie, revise e continue melhorando
Como já mencionamos, a mudança não é mais pontual, pois se tornou parte da realidade corporativa.
Logo, é preciso melhorar sempre e manter um processo contínuo de change management, aprendendo com os erros e superando barreiras.
No fim, a mudança bem planejada e executada é sempre reconhecida como a melhor decisão que a empresa podia ter tomado.
Pode ser difícil se adaptar ao novo, mas vale a pena pelos resultados.
Por exemplo, se você sugere a adoção de uma nova plataforma 100% online para a gestão financeira de uma empresa, é provável que os mais tradicionais encarem com desconfiança.
Mesmo assim, todos que experimentam a Conta Azul não querem mais saber de burocracia.
Gestão de mudança é isto: guiar o processo de transformação para que todos aproveitem os benefícios da inovação.
Fonte: Conta Azul Blog