Planejamento anual – essencial para seu negócio!
O planejamento anual é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, pois é nele que os empresários determinam quais serão as estratégias para que o empreendimento se consolide numa posição de maior competitividade no mercado. Quando se está elaborando esse plano é mais fácil ter diante de si o conjunto de possibilidades que poderão ser colocadas em prática para alcançar o sucesso.
Por que elaborar um planejamento anual para seu empreendimento?
Quando você decide fazer uma viagem precisa começar a planejar com alguma antecedência a compra de passagens, a hospedagem entre outros detalhes, não é mesmo? O objetivo dessa organização prévia é evitar atropelos e gastar mais do que o previsto inicialmente. O mesmo acontece no que diz respeito ao planejamento anual para seu negócio, é essencial tirar um momento para refletir sobre as estratégias que estão dando certo e o que pode ser alterado para potencializar os bons resultados.
Geralmente os gestores tiram um tempo no meio do segundo semestre de um ano para elaborar o plano para o ano seguinte. Esse momento permite saber o que está caminhando bem no escopo das decisões tomadas anteriormente assim como pensar no que pode ser mudado para o ano seguinte. O papel desse planejamento é permitir que o empresário tenha diante de si a reunião de dados que permitam estabelecer metas, objetivos e avaliar cenários. Planejar no universo corporativo é sinônimo de pensar com assertividade direcionando os seus resultados.
Planejar para economizar
Retomando o exemplo da organização de uma viagem como um paralelo do planejamento anual de uma companhia ressalto que esse cuidado permite promover grande economia para o seu empreendimento. A estruturação das atividades e de orçamentos permite que os recursos sejam utilizados com inteligência sem desperdício. Muitas organizações acabam tendo dificuldade de se firmarem em seus segmentos pelo simples fato que não conseguem estipular seus gastos em passos que serão dados numa sequência lógica.
Dicas para fazer um planejamento anual assertivo
Agora que você já reconhece a relevância de ter um planejamento anual vou dar dicas de como elaborá-lo de maneira a fazer com que sua companhia se fortaleça no mercado.
– Avalie os resultados do ano anterior
Quando falo sobre avaliação de resultados é essencial que fique claro que isso vai além da análise do balanço financeiro, trata-se de observar também a efetividade da realização de atividades do exercício passado. Avalie o impacto que cada ação teve para o aumento da produtividade da sua companhia, para a fidelização dos consumidores, para reduzir custos operacionais, o quanto potencializou o alcance de campanhas de marketing e assim por diante.
Mesmo ações que oferecem retorno podem não ser necessariamente lucrativas para a organização, tudo depende se o esforço empreendido para a realização da mesma é menor que os resultados conquistados. Nesse momento de planejamento anual é importante fazer uma retrospectiva crítica para saber o que deve ser replicado e o que deve ser deixado de lado.
– Defina metas realistas
Com a análise das finanças e das ações do ano anterior feita chega o momento de estabelecer quais serão as metas para o ano seguinte. A principal recomendação que faço é que os gestores se apoiem na realidade para definir quais resultados querem alcançar. Cada meta que for ser incluída no plano do ano seguinte deve ser criteriosamente avaliada sob a ótica de ser ou não factível no contexto em que a companhia está inserida.
Além disso, nesse planejamento deve haver uma divisão bastante clara de metas e objetivos para cada setor e para cada colaborador. Planejamento empresarial se apoia em detalhes então dedique um tempo considerável para elaborá-lo. A partir do momento que tudo está plenamente definido e estampado no papel basta se organizar para realizar.
– Planejamento orçamentário
Um dos pontos fundamentais de um planejamento anual é a observação do orçamento, quanto se tem disponível e quanto se pode investir para que a organização mantenha seu ritmo de crescimento. O gestor deve fazer a divisão dos recursos que possui para cada uma das vertentes que necessitam deles como a folha de pagamento do próximo ano (determinar de onde serão retirados esses recursos); investimento em ampliação de estrutura (caso seja necessário para atender as metas de crescimento); compra de equipamentos (para inovar sistemas), investimento em capacitação dos colaboradores (para torná-los mais efetivos diante dos desafios) entre outros.
Trabalhe sempre com um calendário em que estejam previstas as entradas e saídas de dinheiro permitindo identificar de onde virão e de onde sairão os aportes para manter a sua empresa em pleno funcionamento.
– Identifique momentos de alta e de baixa
Praticamente toda companhia passa por momentos do ano em que vende mais e outros em que vende menos. No momento que estiver elaborando o planejamento anual recomendo que já faça essas considerações no calendário prevendo como remediar as situações de baixa.
Planejar o ano seguinte da empresa é se preparar para enfrentar adversidades bem como estabelecer um ritmo saudável de crescimento!
Fonte: Marcus Marques