Ferramentas e Diretivas Para uma Estratégia de Foco
Estabelecer e manter uma estratégia de foco é crucial para que uma empresa possa crescer com saúde e solidez. Muitos negócios que começam bem no mercado podem acabar se perdendo devido à falta de direcionamento de gestão. Basta um pequeno descuido para que todo o planejamento se torne inadequado para o momento presente e um desastre no futuro.
A Importância de Ter uma Estratégia de Foco
Planejamento focado no resultado desejado é o segredo para o sucesso de qualquer negócio, pois é ele que permite visualizar e organizar todos os recursos necessários para cada etapa do seu empreendimento. Quando se tem foco é mais fácil trabalhar com uma estrutura de escada, em que cada degrau é um objetivo que levará a porta no topo, que é a meta. Compreendendo a relevância de ter uma estratégia, chega o momento de conhecer ferramentas e diretivas que te ajudarão a realizá-la.
Ferramentas e Diretivas Para Desenvolver uma Estratégia de Foco
Abaixo você poderá saber mais sobre ferramentas e diretivas que permitirão construir uma estratégia de foco na sua companhia.
1 – Faça um planejamento geral de poucas linhas
Quando você pensa na palavra planejamento, te vem uma ideia de um volume grosso de páginas? Saiba que, para manter uma estratégia de foco, o ideal é conseguir resumir as ideias centrais em poucas linhas, no máximo em uma página. Primeiro, porque quanto mais objetivo, mais fácil será de implementá-lo no dia a dia da organização, e segundo porque talvez seja necessário deixá-lo de lado. Leia o item a seguir e entenda melhor.
2 – Saiba ser dinâmico
Vivendo na era digital e da tecnologia, não tem como se manter engessado em processos e planejamentos de longo prazo. Sendo assim, nossa dica é que o gestor saiba trabalhar com dinâmica, se adequando à nova realidade do mercado. Ter um planejamento detalhado é importante, mas não se pode deixar de identificar oportunidades e ameaças que exigem remanejamento do que está proposto no documento.
3 – Estabeleça parâmetros de mensuração
Manter o foco significa permanecer no caminho necessário para chegar ao resultado esperado e a melhor forma de saber que se continua na estrada correta é utilizar ferramentas de mensuração. Ao verificar se a companhia conseguiu se manter dentro do ritmo esperado em cada etapa, é mais fácil determinar se a meta será ou não alcançada antes do final do processo.
Uma das melhores ferramentas de mensuração de resultados durante a realização de processos são os KPIs (Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores Chave de Sucesso), que consistem em métricas escolhidas como essenciais para determinar quanto se está próximo do resultado. Observar que um projeto não está caminhando como deveria pode contribuir para fazer mudanças relevantes para o resultado final.
4 – Conheça o poder do 1
Outra ferramenta que pode auxiliar numa estratégia de foco de crescimento para a sua empresa é aquela que reconhece o poder do 1. O raciocínio é bastante simples, pense qual seria o impacto de elevar o lucro da sua companhia em 1% ou, então, conseguir uma economia de 1% nos gastos operacionais. Faça esse cálculo e determine pequenas mudanças na lógica da gestão que permitam alcançar essa meta, afinal, embora tenha um impacto razoável, 1% não é tão difícil de obter.
5 – Alinhe estratégias
Contar com boas ferramentas de gestão para a sua organização é essencial, contudo, de nada vale se não houver um trabalho alinhado de estratégias de diferentes departamentos. Todos os setores devem ter metas compatíveis com o esperado para o resultado final e realizar trabalho conjunto. Fazer reuniões pontuais com representantes de todos os setores é o ideal para conseguir o comprometimento de todos com o esperado para a companhia.
6 – Comunicação interna eficiente
A comunicação é extremamente poderosa e não somente quando utilizada pelo marketing para falar com o público externo, mas também quando permite maior coesão entre os colaboradores. Um dos principais problemas que organizações de todos os setores enfrentam é a falta de comunicação interna, que pode acarretar num desacerto entre os projetos.
7 – Atitude positiva
O clima organizacional também tem impacto significativo no bom andamento da corporação. É de grande relevância que tanto líderes quanto colaboradores tenham uma atitude positiva em relação às suas tarefas e a possibilidade de alcançar metas. O setor de recursos humanos deve se manter a par de todas as situações internas, buscando a melhor forma de resolvê-las. Evitar o nascimento de complicações de relacionamento contribui significativamente para seguir uma estratégia de foco.
Saiba Onde Quer Chegar e Vá Até Lá
O gestor que tem conhecimento, boas ferramentas e força de vontade consegue estabelecer um trabalho focado em resultados. O mais importante é não desviar das metas estabelecidas pela companhia, e sem deixar de se manter flexível às mudanças de cenário que podem acontecer.
Fonte: www.marcusmarques.com por Marcus Marques