Aplicando o Endomarketing na Empresa

O número de empresários que investe em campanhas e ações de marketing focadas no público interno é baixo. No entanto, se eles conhecessem os resultados do Endomarketing é bem provável que essa estatística seria diferente, uma vez que é possível aumentar a produtividade, reter talentos e agregar mais valor à sua marca. Compreender do que se trata esse conceito pode ser o diferencial para alavancar seus resultados.

O Que é Endomarketing?

O significado de ‘endo’ é interno, de maneira que Endomarketing se refere a todas as ações de marketing que são direcionadas para o público interno, ou seja, os colaboradores. A criação desse termo é atribuída a Saul Bekin, autor do livro “Endomarketing – Como praticá-lo com sucesso”, que é tido como a base para o tema. É natural que alguns empresários ainda tenham dúvidas a respeito da necessidade de ações internas.

Para alguns empreendedores, parece aceitável direcionar todos os esforços de marketing para o público externo, os consumidores. Embora seja importante cativar a audiência, não se pode esquecer que é o bom desempenho dos colaboradores que tornará a empresa mais ou menos produtiva para o mercado. Há, também, a questão da construção da imagem interna da companhia, que se reflete na maneira como o público externo a enxerga.

Empresas São Feitas Por Pessoas

O capital humano das empresas nunca foi tão valorizado quanto agora, aos poucos se está percebendo que os negócios de todos os setores são feitos por pessoas. Os colaboradores são responsáveis pela produção de bens e serviços, assim como por observar os desejos do público consumidor e se antecipar as principais tendências. Realizar esse trabalho exige entrega e motivação para continuar à frente do mercado.

Cabe ao proprietário da organização demonstrar para seus funcionários que eles fazem parte de um time e que seu esforço é reconhecido. Uma empresa que não atende bem o seu público interno, certamente não será capaz de cativar os seus consumidores. O Endomarketing nunca foi tão positivo e tão necessário.

Dicas de Como Aplicar o Endomarketing na Sua Companhia

Abaixo listei algumas dicas de como utilizar ações de marketing interno na sua organização obtendo assim os benefícios de uma comunicação mais efetiva.

Comunicação é troca de informações

Muitas companhias utilizam ferramentas de comunicação interna, como jornal mural, intranet, newsletter interno, entre outros. No entanto, nem todas compreendem a comunicação como uma via de mão dupla, isto é, que precisam fornecer informações, mas que também devem ter espaços abertos para receber respostas. Com o fortalecimento das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais buscando por oportunidades de dizer o que pensam.

Dedicar um espaço no jornal mural para sugestões, realizar eventos em que diferentes setores da empresa podem tomar café com o presidente falando diretamente sobre potenciais melhorias e mudanças, entre outras ações, podem ter um impacto bastante positivo. As pessoas desejam ser ouvidas então dê voz a elas.

Ofereça espaços para sugestões e críticas anônimas

No tópico acima, citei a importância de dar voz aos seus colaboradores, no entanto, é necessário ressaltar que nem sempre eles irão querer emitir uma opinião abertamente. Fazer uma crítica construtiva nem sempre é fácil, uma vez que os outros indivíduos envolvidos podem não reagir bem. Sendo assim, é válido manter espaços para essa troca de informações anônimas. Também funciona como um termômetro de como está o clima organizacional.

Bonificação diferenciada

Obviamente, todo mundo gosta de receber uma bonificação em dinheiro, contudo, esse não é o único tipo de recompensa válido para bons desempenhos. Oferecer para os funcionários mais dedicados a possibilidade de chegar mais tarde na empresa, atuar no sistema home office alguns dias da semana ou ter descontos em parceiros, como academia e livrarias, é uma excelente estratégia para conquistar a boa vontade dos funcionários.

Invista em atividades que estimulem o espírito de união

O empreendedor deve para observar que seus colaboradores passam boa parte dos seus dias no ambiente de trabalho. Isso significa que não há como não desenvolver relações pessoais com aqueles que estão à volta e estimular para que sejam as melhores possíveis, pois isso é essencial para o bom andamento da organização.

Uma ação poderosa de Endomarketing nesse sentido é a criação de grupos de atividades extras, como um clube do livro, um grupo de cozinheiros para fazer um almoço especial a cada três meses, uma equipe dedicada a algum esporte, entre outros. Oferecer essas possibilidades permite que os colaboradores se sintam mais felizes no ambiente organizacional e desenvolvam relações pessoais mais saudáveis.

O Endomarketing Precisa Fazer Parte da Cultura Organizacional

Ao decidir adotar estratégias de Endomarketing na sua companhia, é necessário compreender que elas devem se tornar inerentes à cultura organizacional. Não pode ser algo esporádico, precisa ser constante e dentro dos parâmetros da empresa para que funcione efetivamente. Campanhas internas precisam ser implementadas aos poucos para atingir os resultados esperados.

Fonte: www.marcusmarques.com.br por Marcus Marques.

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