Dicas de Como Fazer um Folder Para Divulgar Seu Negócio
A comunicação é fundamental para que as empresas ganhem destaque em seus segmentos de atuação e saber como fazer um folder pode se tornar um diferencial haja vista que é um canal direto de transmissão de informações para o seu potencial público-alvo. Embora os canais digitais estejam em destaque nos últimos tempos vale ressaltar que meios convencionais ainda têm seu valor para impulsionar negócios de diferentes setores.
6 Dicas de como fazer um folder eficiente para divulgar sua empresa
Você está pensando em elaborar um folder de apresentação da sua companhia ou dos produtos/serviços que ela oferece? O mais indicado é contratar um profissional da área de design ou publicidade, no entanto, mesmo com a terceirização da execução gráfica é necessário entender o processo de criação dessa peça de divulgação para saber como fazer um briefing realmente assertivo alcançando então os melhores resultados. Continue lendo e confira as dicas que listei a seguir.
1 – Contrate um profissional para o desenvolvimento do folder
A criação de peças gráficas como folder, flyer, embalagens e afins deve ser feita por um profissional que além do domínio dos softwares certos para desenvolver esse tipo de material conheça os pormenores de produção gráfica que incluem correção de cor, marcas de sangria, entre outros.
O investimento no trabalho de um profissional pode poupar uma grande dor de cabeça na hora de imprimir, além de permitir que o material tenha um visual mais profissional, algo que tem um bom reflexo na imagem da sua companhia.
2 – Defina um briefing claro
Os gestores devem acompanhar o processo de elaboração dos materiais de comunicação das suas empresas para que o resultado final esteja de acordo com as expectativas. Passar as informações mais relevantes para os profissionais que irão elaborar a criação é crucial, então comece tendo bem claro qual é o objetivo do folder. Pode ser a apresentação da sua organização ou de um novo produto/serviço.
Para que fique mais claro vou dar o exemplo da empresa X que quer divulgar um novo produto da sua linha. O folder deve ter o nome do produto, quais são seus diferenciais, para que serve e estar alinhado com o público-alvo, isto é, os potenciais interessados nesse produto. O profissional que irá elaborar o folder da sua companhia deve compreender as premissas do material e os valores da sua organização.
3 – Mantenha o diálogo aberto com o profissional de criação
O papel do profissional de criação é organizar as informações repassadas pela empresa de maneira coerente transformando-as numa peça de design interessante aos olhos do público-alvo. No decorrer da criação da peça pode ser que o criativo precise manter contato com a organização para tirar eventuais dúvidas e apresentar alternativas. Manter uma linha de diálogo aberta é essencial para que essa troca de informações aconteça com assertividade tornando o resultado melhor.
4 – Atenção à redação presente no folder
O texto que será usado no folder deve estar adequado ao público que será impactado pela peça de comunicação. O gestor deve definir a quem se destina essa peça de maneira a fazer uma revisão de acordo com as necessidades de cada público. Se as pessoas que serão impactadas compõem um público jovem o mais interessante é utilizar uma linguagem alinhada com a forma como eles conversam entre si. Folders que deverão ter um alcance muito amplo de público deve ter uma linguagem mais acessível e de fácil compreensão.
5 – Preze por uma identidade visual
Para que uma companhia consiga se tornar conhecida entre seu público-alvo é essencial que conte com uma identidade visual que permita destacá-la das suas concorrentes. Na criação de peças como folders é importante preservar essa identidade com uma paleta de cores coerente, estilo de fonte, organização de informações e claro com a logo.
O ideal é que ao decidir abrir uma empresa o gestor invista na criação dessa identidade. Tendo um padrão predefinido pode ser mais simples até criar folders e flyers usando uma estrutura pré-pronta, contudo, claro que sempre se deve avaliar os pormenores do que o item a ser divulgado exige. A imagem visual criada no imaginário do público é o que permite que a empresa seja reconhecida.
6 – Tenha uma gráfica de confiança
Com a criação do folder devidamente feita por um bom profissional de design ou publicidade chega o momento de imprimir o material. Contar com uma gráfica de confiança é primordial, pois mesmo com tudo certo com o arquivo se a empresa não tiver um serviço de qualidade o resultado pode ser desastroso. Faça uma pesquisa das potenciais fornecedoras desse serviço e lembre-se que não é somente o preço que deve ser usado para definir a escolha.
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Fonte: Marcus Marques