Como Fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?
Uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta importante para que as empresas detectem os pontos positivos e negativos que cercam seus colaboradores de maneira a conseguir extrair o melhor deles. A construção de um ambiente profissional agradável é crucial para que as equipes consigam estabelecer e manter um bom ritmo de trabalho concretizando seus projetos com assertividade.
O que é pesquisa de clima organizacional?
O primeiro ponto que deve ser esclarecido é a conceituação do que é essa pesquisa, trata-se de um relatório em que são detectadas as atitudes e as crenças que formam o ambiente organizacional da companhia. A partir dos resultados dessa pesquisa é possível estabelecer a imagem que os funcionários têm do seu ambiente de trabalho e perceber quais são os seus pontos fortes.
Essas respostas contribuem para identificar barreiras que podem estar impedindo o crescimento individual e coletivo dos colaboradores. Numa pesquisa anônima os respondentes tendem a se abrir mais sobre o que pensam e sentem a respeito do ambiente, dos colegas e das políticas adotadas pela organização. Nesses feedbacks podem aparecer os motivos para a alta rotatividade de funcionários e rotineiras discussões das equipes, por exemplo.
Além disso, os colaboradores são instigados a descrever como seria o clima organizacional dos seus sonhos e dar sugestões do que poderia ser mudado a curto, médio e longo prazo. A companhia pode e deve levar em consideração o que os colaboradores estão manifestando através dessa pesquisa para fazer mudanças que impactem o cotidiano da empresa.
O que considerar antes de fazer a pesquisa organizacional?
Para que a pesquisa de clima organizacional seja bem-sucedida é necessário que siga algumas etapas sendo a primeira delas a determinação das metas e objetivos a serem atingidos. As questões devem ser elaboradas tomando por base esses objetivos de maneira a extrair dos colaboradores o que se deseja saber.
Outra questão relevante é realizar a pesquisa de maneira sigilosa, isto é, dando liberdade para que os respondentes sejam sinceros sem consequências. Os gestores devem ainda orientar os colaboradores a respeito da importância do questionário e para que ele será utilizado. Após obter as respostas é necessário passar pela fase de relatório em que o conteúdo das mesmas se torna base para estabelecer análise qualitativa.
Ao fim da análise devem ser estabelecidos quais são os pontos fortes e os pontos fracos de cada setor da companhia e um plano de melhoria. As ações planejadas a partir dos resultados da pesquisa devem ser comunicadas aos colaboradores para que eles saibam que o tempo que investiram respondendo o questionário não foi em vão e acarretará em melhorias. A pesquisa de clima organizacional deve ser realizada todos os anos.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
Antes as pesquisas eram realizadas por meio da distribuição de questionários impressos, muitas vezes os colaboradores se sentiam intimidados e disfarçavam a letra para não serem identificados. Hoje em dia isso mudou e os questionários podem ser enviados através de plataforma online que oferece mais segurança e praticidade. Os funcionários podem responder as questões conforme têm tempo livre em suas rotinas de trabalho.
O uso de softwares é interessante porque permite que os participantes da pesquisa tenham acesso às suas respostas mesmo depois do processo ter sido encerrado. Já para quem analisa as respostas, os sistemas informatizados, oferecem o benefício de fazer cálculos automáticos e a divisão por setores. Com isso é mais fácil entender em que partes da companhia há mais ênfase em diferentes questões.
Perguntas que compõem a pesquisa de clima organizacional
Abaixo listei algumas perguntas que são pertinentes para esse tipo de questionário, porém, devo alertar que as questões devem ser pensadas de acordo com os objetivos de cada companhia.
– Você identifica oportunidades de crescimento profissional na empresa?
– No seu dia a dia de trabalho você tem fácil acesso a tudo de que precisa?
– Desde que faz parte da equipe considera que aprendeu coisas novas?
– Os líderes ajudam você e seus colegas a melhorarem seus desempenhos?
– Você considera que o relacionamento que tem com seus colegas é bom?
– Há momentos em que você e seus colegas dividem e/ou compartilham conhecimento?
– Quando precisa você pode contar com o auxílio dos seus colegas?
– Você possui um plano de carreira? Acredita que pode segui-lo nessa empresa?
– Você se sente motivado a apresentar ideias para melhorar o seu trabalho e dos seus colegas?
– Considera a receptividade para ideias boa nessa empresa?
– Você está feliz com seu trabalho?
Ações pontuais
A partir da avaliação dos resultados dessa pesquisa é possível planejar a realizar algumas ações pontuais para aumentar a motivação dos colaboradores e a entrega de bons resultados. As pessoas precisam se sentir instigadas a fazer o seu melhor e estar felizes com o ambiente em que estão inseridas.
Sua empresa realiza pesquisas de clima organizacional? Deixe seus comentários abaixo!
Fonte: Marcus Marques