4 disciplinas da execução – quais são elas?
As 4 disciplinas da execução consistem num método eficaz que objetiva realizar a mudança de comportamento dentro das empresas para alcançar o sucesso com efetividade. Entender quais são essas disciplinas e como cada uma impacta na companhia é essencial para construir uma base sólida de crescimento. É cada vez mais determinante que os empresários compreendam que precisam entregar resultados com qualidade e atendendo os prazos.
As 4 Disciplinas da Execução – Como Surgiram?
Conhecidas também pela sigla 4DX, as disciplinas da execução, foram desenvolvidas pela empresa de atuação global FranklinCovey que junto a parceiros promoveu uma ampla pesquisa com mais de 400 companhias de destaque para descobrir como elas atingiram tal posicionamento. Foi a partir da base dessa pesquisa que se desenvolveram o que conhecemos hoje como as 4 disciplinas norteadoras da mudança de comportamento organizacional.
Quais São as 4 Disciplinas da Execução?
O método foi pensado para que os líderes de equipe conseguissem maior engajamento dos seus subordinados promovendo a mudança de atitude do grupo. Abaixo vou explicar mais detalhadamente a que se refere cada uma das disciplinas que compõem a metodologia.
– Tenha foco no que é crucial para a companhia
Quem direciona a sua atenção empreendedora para diferentes focos acaba não prestando atenção em nada do que é realmente importante. A primeira disciplina determina que o gestor tenha foco no que é crucial para se manter operando no mercado. Afinal se não houver o cuidado com essas questões como fazer da empresa produtiva o suficiente?
Para se adequar a esse primeiro quesito é essencial estudar profundamente a sua organização e encontrar os pontos que são essenciais. Vale dizer que alguns gestores cometem erros nessa definição, algo que a longo prazo pode custar bastante caro em termos de consolidação de posicionamento.
– Adote medidas de direcionamento
Há grande relação entre a primeira e a segunda disciplina da execução, para que uma equipe seja eficiente é essencial que ela adote medidas de direcionamento que nada mais são do que ações que contribuem para que a organização realize as metas que foram predeterminadas no seu planejamento.
O que impede que muitas equipes obtenham sucesso na conquista das metas estabelecidas é o fato não terem um planejamento eficaz de como chegar aos resultados. Se você não pensa e/ou não sabe como chegar a um determinado local ficará perdido tentando chegar ou nem sairá de onde está. Por isso as medidas de direcionamento são tão relevantes para a obtenção do sucesso.
– Mantenha o placar envolvente
A ideia de ter um placar para motivar a equipe diz muito sobre engajamento, fazer com que os envolvidos queiram fazer mais e melhor as suas atividades. Basicamente o placar a que essa disciplina se refere são os indicadores que serão usados para medir o quanto a equipe está sendo bem-sucedida. Ressalto a importância de que esse placar seja criado pela equipe e não pelo gestor, pois ele diz muito sobre como os membros do seu time entendem e reconhecem seu próprio sucesso.
Fazer uma reunião no começo do expediente para comentar os resultados do dia anterior ou mesmo uma reunião no final do dia funciona como um bom incentivo. As pessoas se tornam mais engajadas quando estão perseguindo um resultado estabelecido. Se por acaso o placar demonstrar que o time está perdendo sempre é possível pensar numa estratégia para reverter essa situação.
– Desenvolva um ritmo de responsabilidade
Os membros da equipe devem ter o seu ritmo de prestação de contas, assumir responsabilidades e atitudes que devem ser tomadas para fazer o placar se mover positivamente para o grupo. O líder deve trabalhar com uma cadência de apresentação de resultados, dessa forma todo mundo conseguirá pensar em como atender ao que se espera de si.
Estabelecer prazos para que o placar seja movido é necessário para que as pessoas passem a se dedicar mais ao que está dentro da sua alçada. Equipes que atingem as metas são aquelas em que há um sistema de prestação de contas adequado e alinhado com a realidade do mercado.
Mudança de Comportamento
Como enfatizei no decorrer do artigo, as 4 disciplinas da execução tem como foco a mudança de comportamento da equipe, fazer com que as pessoas se engajem em cumprir as suas tarefas por motivação pessoal e de grupo. A ideia de ter um placar que é movido quando todos se esforçam é um dos pontos altos para que os líderes cheguem ao que a sua organização necessita.
Aplique as disciplinas no contexto da sua organização e tenha certeza que não irá demorar para que os resultados comecem a aparecer. A questão a que se deve ter atenção especial é a de execução da estratégia que foi pensada, pois é nesse ponto que boa parte das lideranças encontra dificuldades. Manter-se vigilante de que todas as 4 disciplinas estão sendo cumpridas é importante.
Fonte: Marcus Marques